top of page

Neste espaço publicarei regularmente alguns vídeos, fotos, textos e artigos interessantes:

Este vídeo trata-se de um exemplo perfeito de técnica de corrida. Econômica, rápida e evitando lesões. Vale a pena assistir!

Aqui vão algumas dicas para a passada perfeita durante a corrida:

 

- Lembrar que não devemos realizar o pouso com o calcanhar tocando o solo em primeiro e sim com o meio do pé, evitando a frenagem e maior impacto em sua tíbia e fíbula por conta da força oposta.

 

- A inclinação do corpo sempre para a frente, mas nunca partindo da linha da cintura (causando uma curvatura na coluna) e sim dos tornozelos como na imagem do corredor acima.

 

- Diminuir o ângulo do pé em relação à perna no momento do pouso. Os dedos do seu pé devem apontar para a frente e não para cima no momento em que seu pé toca o solo.

 

- Diminuir a altura do salto entre um passo e outro. A energia usada em pequenos saltos verticais Ã© desperdiçada e poderia ser usada para o salto horizontal, aumentando o tamanho da passada e diminuindo o número das mesmas. Mas para que isso aconteça, é preciso ter um bom alongamento de quadríceps e bíceps femural para que o ângulo entre as duas coxas aumente no momento aéreo da passada.

 

- Corredores amadores em média têm uma angulação entre 90 e 95º entre uma coxa e outra no momento aéreo da passada, já atletas olímpicos e de elite têm em média de 105 a 110º podendo chegar a 125º, o que cobre 31% mais solo do que os atletas amadores, diminuindo  bruscamente o número de passadas durante a prova.

 

- Em relação a perna da frente, no momento em que o dedão do pé da perna de trás sai do chão essa perna começa a subir e passa a ser a perna da frente. Devemos mantê-la entre 95 e 110º em relação a outra perna, mas para que isso aconteça com mais potência e velocidade devemos fortalecer alguns músculos da cintura pélvica. Tais como: Psoasiliaco, Piriforme, Tensor da Fáscia Lata, Peptíneo e Sartório.

 

- Evitar o pouso à frente da linha da cintura e com muito impacto (o que acontece muito quando estamos mais cansados). O pé deve tocar o solo exatamente embaixo do quadril, o que melhora na dinâmica da corrida, quando pousamos Ã  frente, provavelmente o que toca em primeiro o solo é o calcanhar, causando a frenagem.

 

- Cabeça sempre olhando a frente, braços próximos e ao lado do corpo aproximadamente a 90º e evitar que cruzem em frente ao corpo causando um desequilíbrio da cintura escapular e consequentemente na cintura pélvica também.

 

- Prestar atenção na perna de trás, a última parte a sair do chão é o dedão e quando a perna estiver totalmente estendida. Ela deve estar com o maior ângulo possível, no mínimo a 90º e no momento do pouso evitar flexionar de mais o joelho. Lembrar que a absorção do impacto começa desde o dedão do pé até a cintura, aumentando a estabilização, mas para isso os músculos, tendões e ligamentos devem estar preparados.

 

 

Bom, aqui vão algumas dicas para melhorar sua performance durante a corrida, sei que é difícil executar todas ao mesmo tempo, mas aos poucos você vai implantando uma informação a cada treino e depois de um tempo você automatiza todos os movimentos ao mesmo tempo.

 

 

Bons treinos a todos!!

 

bottom of page